Raios são descargas elétricas em forma de faíscas. Eles acontecem em todas as regiões, e normalmente eles vêem acompanhados de chuva.
Para que um raio possa ocorrer é necessário que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre nuvens e o solo, quando isso ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica.
Existem 4 tipos raios:
Os raios em nuvens
Os raios em nuvens são assim chamados por iniciarem dentro de uma nuvem.
Os raios entre nuvens e solo
Este tipo de raio inicia na superfície de uma nuvem ou no chão, abaixo ou próximo de uma nuvem de tempestade.
Os raios entre solo e nuvens
Diferente dos raios normais, que se originam nas nuvens e descem até o chão, os raios entre solo e nuvem sobem de pontos próximos da superfície para o céu.
Relâmpagos de bola
Os relâmpagos de bola, também conhecidos como relâmpagos globulares, bolas de fogo ourelâmpagos raros. Eles têm tempo de duração de aproximadamente 4 segundos (em média), forma quase sempre esférica (de diâmetros entre 10 e 40 cm) e cores que variam entre branco, amarelo e azul. Têm brilho semelhante ao de uma lâmpada fluorescente, emitem um som sibilante (som muito agudo, como um forte assobio) e desprendem um odor forte (geralmente de enxofre), terminando numa explosão ou desaparecendo repentinamente. Dizem que ele é capaz de atravessar as paredes e janelas das casas e a fuselagem dos aviões.. São muito raros.
Curiosidades
- Um relâmpago podem chegar 48km de largura, mesmo com a espessura de 1 polegada.
- O Brasil é o país com maior incidência no mundo: cerca de 100 milhões de raios por ano.
- Raios se movem a velocidade de 1/3 da velocidade da luz e possuem energia suficiente para iluminar 2,5 milhões de casas – 1 milhão de watts.
- Um raio consegue aquecer o ar ao seu redor a uma temperatura incrível(cerca de 30.000ºC). Esse calor faz o ar se expandir a uma velocidade incrível, é isso que provoca otrovão;
- Se uma tempestade ocorre em uma área próxima a de onde você está, você verá o raio ao mesmo tempo que ouve o trovão. Agora, se a tempestade ocorrer em uma região distante, você verá o raio e só depois ouvirá o trovão, já que a luz se propaga mais rapidamente que o som. Medindo os segundos entre o momento em que você avistou o raio e ouviu o trovão e dividir por 3, você terá a distância aproximada em Km entre o local onde caiu o raio e o local onde você está;
Nenhum comentário:
Postar um comentário