![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRp99cEjr6OFg2V_YfwgKmmwaQDxTG_foBKmJkSjGd0D0cfl1hHv-b1BMC0eWmRwz_IBbawaOVOTeujyYq3vgY3nodIkmGzhfq63LyWqdbLnOsqW5a70KWUyfCuJ8u29Zwclb3cLkh5lg/s320/Rio.jpg)
O Brasil tem a maior variedade de sapos do mundo, grande parte deles na Floresta Amazônica. O cururu mede 30 centímetros (quatro vezes mais o tamanho de um canário) e pesa mais de 1 quilo.
O Maior camarão de água doce - Vive na Amazônia. Também encontrado em alguns rios do Nordeste, chega a medir 48 centímetros da cauda à ponta das garras.
O Menor Macaco do Mundo - O sagüi-leãozinho, (Cebuella pygmaea) é do tamanho de uma escova de dentes e pesa 107 a 141 gramas. É o menor macaco sulamericano, com registro, inclusive, no Guiness Book. Habita as áreas de floresta pluvial da Amazônia e países vizinhos, onde o casal e suas crias vivem em grupos pequenos.
Das 483 espécies de mamíferos existentes no Brasil, 324 vivem na Floresta Amazônica (67%). Das 141 espécies de morcegos, 125 voam por lá.
Das 75 espécies de primatas que vivem no Brasil, 58 saltam pelos galhos da Floresta Amazônica. Um dos mais conhecidos, o macaco-barrigudo, é usado como mascote por índios e caboclos ribeirinhos.
Animal com o menor cérebro - A preguiça, espécie típica da Amazônia, tem o cérebro do tamanho de uma azeitona. Proporcionalmente ao tamanho do corpo, é um dos animais com o menor cérebro em todo o mundo. Explicação dos zoólogos: como se alimenta só de folhas, ela não precisaria de mais que isso para encontrar comida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário